MISSÕES EM ECOPORANGA

segunda-feira, 17 de março de 2008

HAMARTIOLOGIA

Hamartiologia
Lemos em 2 Cor.5:21.
[GREGO-PORTUGUÊS: ton me gnonta hamartian hyper hêmõn hamartian epoiêsen hina hêmeis genõmetha dikaiosynê theou en autõ ]

Hamartiologia [do grego hamartia + logia. Logia [gr.] = ‘discurso’, ‘expressão’, ‘linguagem’, ‘estudo’, ‘ciência’ – hamartia [gr.] = ‘erro’, ‘defeito’, ‘pecado’. Hamartiologia = ‘doutrina do pecado’.
Afinal, o que é realmente pecado [singular] e pecados [plural]? – Como definir estas duas expressões universais e de alcance inimaginável? [pecado e pecados]? Há uma diversidade de conceitos inerentes à Doutrina do Pecado. Uns, bíblicos; outros, preceitos de sistemas satânicos ou frutos da imaginação humana [teorias, idéias, crenças, filosofias, etc.]. Estudemô-lo, pois, à luz da Palavra de Deus, a única voz autorizada a falar com grande e profunda propriedade desse elemento universal.

A Origem
do Pecado

O
bservemos alguns termos hebraicos que podem perfeitamente ser aplicados à palavra pecado.
1. hãtã = errar, sair do caminho, pecar, tornar-se culpado, perder.
2. hattã’â = pecado, coisa pecaminosa.
3. shãgag = extraviar-se, errar. [termo derivado shegãgâ = pecado].
4. hãtay = pecado [usado apenas uma vez, em Daniel 4:27 {24}. É empregado de modo semelhante ao hebraico hêt’].

TERMINOLOGIA GREGA:
1. adikeõ = praticar o mal, cometer injustiça, tratar de modo injusto, lesar.
2. adikêma = ato injusto, injustiça.
3. adikia = delito, iniqüidade, injustiça.
4. hamartêma = pecado, transgressão.
5. paraibanõ = ir para o lado, desviar-se, transgredir.
6. parabatês = transgressor.
7. parapiptõ = cair ao lado de; desviar-se, errar, pecar.
8. paraptõma = transgressão, violação, passo falso, pecado.



DO LATIM: “peccatu” [pecado]
1. O pecado de Adão e Eva, transmitido a todos os seus descendentes, que nascem em estado de culpa: PECADO ORIGINAL.
2. Violar a lei de Deus em matéria grave que leva à danação da alma.
3. Transgressão de preceito religioso.
4. Falta, erro; culpa, vício.
5. Maldade, crueldade.

Ao criar o homem, Deus tinha um padrão de vida pré-estabelecido em prol dessa criatura. O Senhor não criou o homem com o propósito de colocá-lo numa posição de gladiador diante de Satanás e de seus espíritos, predestinado-o a um eterno confronto com os espíritos malígnos das trevas. NÃO! Infelizmente o próprio homem [A CRIATURA], de livre e espontânea vontade decidiu desvincular-se do Todo-Poderoso [O CRIADOR].
O pecado, ao contrário daquilo que multidões imaginam, teve início na Dispensação Angelical [e não na Dispensação da Inocência], dentro de domínios celestiais. Em Isaías 14:13-14 encontramos a revelação da prepotência de um anjo especial e ungido de Deus, ocasião em que o pecado foi gerado, manifestado. Quatro frases [a primeira frase repete-se duas vezes] encontradas nos textos aqui citados trazem o sujeito na primeira pessoa e detalham os terríveis atos desse anjo [querubim]:
1. EU subirei.
2. EU exaltarei.
3. EU me assentarei.
4. EU serei semelhante AO ALTÍSSIMO.
Então, no Éden celestial [Ez.28:11-14] ocorreu o pecado original e, no Éden terrestre [Gen.3:1-19], a transgressão de Adão veio como consequência daquilo que já existia.

Identificando
O Primeiro Pecado “na Terra”

A
árvore do conhecimento do bem e do mal foi violada [Gen.2:17]. Os limites traçados entre O Criador e a criatura [com o conhecimento da própria criatura] foram rompidos, ultrapassados, violados de forma indevida. Um domicílio que não era de Adão e Eva foi invadido [um delito grave]. Invasão de propriedade [PASMEM] divina. A conduta negligente de Adão não tinha o propósito de lesar os planos


de Deus, mas nesse ato veio uma grande ofensa a Deus, ocasionando danos universais [REPARADOS MILÊNIOS MAIS TARDE POR JESUS CRISTO NO GÓLGOTA]. Então, biblicamente, o ato indevido da criatura edênica encerra-se numa só frase: “TRANSGRESSÃO E DESOBEDIÊNCIA”. Recomendo a leitura de 1 Timóteo 2:14 e Hebreus 2:2.
A lei divina no Éden foi transgredida. A palavra transgredir, no latim, é “transgredire”. Designações:
1. Passar além de; atravessar.
2. Desobedecer a; deixar de cumprir; infringir; violar, postergar.
ANOTEMOS: Adão cometeu um ato [singular] pecaminoso grave: Ele transgrediu a Lei da Palavra de Deus.
O Pecado E O Conceito
Conceito, do latim “concepto”.
Designações:
1. Ação de formular uma idéia por meio de palavras.
2. Pensamento, idéia, opinião.
3. Modo de pensar, de julgar, de ver; noção, concepção.
4. Apreciação, julgamento, avaliação.
5. Reputação, fama.
6. Máxima, sentença, provérbio.
7. I. A NATUREZA PECAMINOSAA) Significado:A Natureza pecaminosa é a capacidade e inclinação humana para fazer tudo aquilo que nos torna reprováveis aos olhos de Deus.B) Passagens Bíblicas relacionadas:2Co 4.4; Ef 4.18; Rm 1.18- 3.20C) Resultado da natureza pecaminosa:Depravação total (Absoluta falta de mérito do homem perante Deus)Morte Espiritual.D) Transmissão da natureza pecaminosa:Dos pais para os filhos (Sl 51.5).E) Remédio:Redenção, que nos concede nova natureza (regeneração) e uma nova capacidade de servir a Cristo.O Poder do Espírito que habita no crente para dar vitória sobre a natureza pecaminosa, que já foi julgada.II. PECADO IMPUTADOA) Significado:O resultado da participação de cada homem no pecado original de Adão.B) Texto-chave:Romanos 5.12 - Toda a humanidade estava em Adão, participando de seu pecado e assumindo a culpa resultante dele.C) Transmissão do pecado imputado:Transmitido diretamente de Adão a cada membro da raça.D) Penalidade:Morte física.E) Remédio:A Justiça imputada de Cristo (2Co 5.21).
8. III. O PECADO NA VIDA DO CRENTEA) O fato do pecado na vida do crente:1 João 1.8-10B) O padrão para o crente:Andar na Luz ( 1Jo 1.7)C) A prevenção do pecado na vida do crente:Através da Palavra de Deus (Sl 119.11)A intercessão de Cristo ( Jo 17.15)O Espírito Santo que habita nele (Jo 7.37-39)D) Penalidades do pecado na vida do crente:Perda de comunhão (1Jo 1.6)Exclusão da Instituição religiosa (1 Co 5.4,5)Disciplina de Deus (Hb 12.6)Às vezes morte física (1Co 11.30)E) O remédio para o pecado na vida do crente:Confissão (1Jo 1.9)

Nenhum comentário: